Carregando...
 
Skip to main content
id da página: 7565 Excertos Teodoto 21

Excertos Teodoto 21

Clemente de Alexandria — Excertos de Teodoto

Tradução da versão francesa de François Sagnard, Extraits de Théodote (Sources chrétiennes)

Extratos da obra de Teodoto e da escola dita oriental na época de Valentino

Primeira Seção Extr. 1-28

21 O texto: «Ele os criou à imagem de Deus; ele os criou macho e fêmea» designa, no dizer dos valentinianos, a melhor «emissão» (probole) de Sabedoria. Os machos que dele provêm são «a eleição» (ekloge); as fêmeas são o conjunto dos «chamados» (he klesys). E ele nomeiam os machos «elementos angélicos» (anglika), enquanto as fêmeas, são eleas mesmas, a «semente superior» (to diapheron sperma).

Da mesma maneira, no caso de Adão, o elemento macho permaneceu nele, enquanto toda semente fêmea, tirada deles, se tornou Eva, da qual vêm os seres femininos, como de Adão vêm os machos.

Assim portanto os elementos macos não estão «concentrados» com o LOGOS (synestale)1 . Os elementos fêmeas, modificados em homens (apandrothenta)2 , se unem aos Anjos e entram no Pleroma. Eis porque é dito que «a fêmea se modifica em homem» e a Igreja daqui de baixo em Anjos.


NOTAS:
1 Sobre este termo Irineu de Lião, onde o Cristo «assume» a massa psíquica e a «concentra» nele, porque Ele é o fermento.
2 Especulação proveniente do Evangelho dos Egípcios, que cita Cassiano o Doceta (Stromata III, 92,2). Clemente dá uma interpretação alegórica, que conclui pelo texto de Gal 3,28; e faz lembrar a origem platônica do muito: «A alma do alto, que é divina, tornada efeminada pelo desejo passional (epithymia thelyntheisan), caiu aqui em baixo na geração e na corrupção» (Stromata III).